segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A gula fiscal

Os automobilistas que lêem as notícias da descida do preço do petróleo têm dificuldade em perceber porque é que os combustíveis não ficam mais baratos em ritmo semelhante.
 Além da resistência das gasolineiras, que parecem mais lentas a actualizar as descidas de preço do que os ciclos de subida, a carga fiscal explica este mistério. Num litro de gasolina, 57% do custo é para impostos; no gasóleo, a carga fiscal é de 48%. Uma das más notícias do Orçamento apresentado por Maria Luís Albuquerque é que a carga fiscal sobre os combustíveis continuará a aumentar. Além da fatura da taxa verde, há 2 cêntimos por litro para pagamento das famigeradas PPP. Um litro de gasóleo vai pagar 11,1 cêntimos para esta taxa. Ou seja, num depósito de 50 litros, mais de 5 euros vão para esta taxa.
Se este ano a devolução da sobretaxa do IRS dependesse do crescimento das receitas fiscais, os contribuintes teriam uma boa notícia no acerto de contas dos impostos, com a devolução integral. Mas em 2015 a meta é mais difícil, pois a soma das receitas de IVA e de IRS terá de aumentar 6,39%
Armando Esteves Pereira, Director-adjunto CM

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