Os
automobilistas que lêem as notícias da descida do preço do petróleo têm
dificuldade em perceber porque é que os combustíveis não ficam mais baratos em
ritmo semelhante.
Além da resistência das gasolineiras, que parecem mais lentas
a actualizar as descidas de preço do que os ciclos de subida, a carga fiscal
explica este mistério. Num litro de gasolina, 57% do custo é para impostos; no
gasóleo, a carga fiscal é de 48%. Uma das más notícias do Orçamento apresentado
por Maria Luís Albuquerque é que a carga fiscal sobre os combustíveis
continuará a aumentar. Além da fatura da taxa verde, há 2 cêntimos por litro
para pagamento das famigeradas PPP. Um litro de gasóleo vai pagar 11,1 cêntimos
para esta taxa. Ou seja, num depósito de 50 litros, mais de 5 euros vão para
esta taxa.
Se
este ano a devolução da sobretaxa do IRS dependesse do crescimento das receitas
fiscais, os contribuintes teriam uma boa notícia no acerto de contas dos
impostos, com a devolução integral. Mas em 2015 a meta é mais difícil, pois a
soma das receitas de IVA e de IRS terá de aumentar 6,39%
Armando
Esteves Pereira, Director-adjunto
CM
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