sexta-feira, 25 de abril de 2014

O fisco é uma arma

A receita fiscal subiu 4,5 por cento nos primeiros três meses do ano.
Os cofres do Estado arrecadaram mais de oito mil milhões de euros e o Governo exulta. A eficácia fiscal é sempre uma boa notícia desde que associada a uma ideia de justiça, o que não parece ser o caso português. A subida da receita foi obtida essencialmente à conta de impostos que oneram a classe média e os trabalhadores por conta de outrem (IRS, IMI e impostos indiretos). A eufemisticamente chamada factura da sorte também deu um bom contributo. O Fisco prova na plenitude que é uma arma. Não contra a burguesia, como a cantiga há 40 anos, mas para confiscar o rendimento de quem trabalha.
Eduardo Dâmaso - CM

4 comentários:

  1. Pena a arma fiscal mais parecer uma fisga. Se fosse uma coisa a sério - e se os portugueses fossem sérios - não deviam dezoito mil milhões em impostos. Nem a economia paralela representava quarenta mil milhões (contas feitas por baixo, porque ao certo ninguém sabe).

    ResponderEliminar
  2. ...e estas dívidas são, "no seu grosso", das chamadas grandes fortunas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de alguma forma. Mas é mais pelo lado das grandes empresas que, ao contrário das pequenas que fecham e pronto, devem muitos milhões à segurança social e às finanças.

      Eliminar
  3. De acordo com o que escreve:
































































































    De acordo com o que escreve.


    ResponderEliminar