domingo, 3 de novembro de 2013

Banco Espirito Santo (BES) - o novo BPP?

Nota: Leiam com atenção este blog. Mantive-o curto e espero de fácil entendimento. Para protecção de todos nós, divulguem o máximo possível. Os dados descritos  são 100% factuais e de fácil verificação (ler aqui e aqui).


O BES está a usar as mesmas tácticas do que o BPP
O BES está a comercializar de forma agressiva um produto Obrigacionista do próprio BES para se auto financiar fazendo com que os clientes do BES transformem Depósitos a Prazo que estão cobertos pelo Fundo de Garantia (até 100,000 euros) em Obrigações do BES sem qualquer protecção!
Factos:
1) O BES está a telefonar aos clientes com Depósitos a Prazo CR7
2) O BES está a sugerir em vez do CR7 uma Obrigação BES (ISIN: XS0782021140).
O ISIN é o identificador do Produto registado na CMVM. Corresponde ao ISBN dos livros.
3) Esta Obrigação BES, por ser uma Obrigação, não é um Depósito a Prazo. Os clientes não têm qualquer protecção se o BES for à falência ou se houver problemas graves.
4) Os comerciais do BES apenas falam dos juros da Obrigação BES, mas não referem:
4a) Que a Obrigação BES não tem qualquer protecção para os depositantes
4b) Que existe uma penalização na venda da Obrigação de 3%. O que quer dizer que se comprar a Obrigação e a vender um mês depois, perde imediatamente 3% do Capital. Estamos a falar de 3% do Capital, não dos juros.
4c) A Obrigação não tem qualquer liquidez, mesmo em mercado secundário, porque é uma colocação privada. Isto é, o BES controla totalmente o preço. Pode acordar um dia e ver que perdeu 50% do capital. Quem ganhou? O próprio BES!!! Esteve a trabalhar uma vida inteira e as suas poupanças estão agora a ser utilizadas para capitalizar o BES.
4d) Ou seja, a valorização do seu dinheiro agora depende do que o próprio BES acha que vale, pois tem uma capacidade imensa de manipulação do preço uma vez que tem uma baixíssima liquidez.
5) O BES é o único dos 4 grandes Bancos Portugueses que não teve (ainda) ajuda do Estado. Mas está a usar manobras agressivas e ilegais de financiamento. Desta forma pode-se dizer com segurança que o seu dinheiro estará melhor na CGD, Banif ou BIC.
6) Os comerciais do BES não estão a respeitar os deveres impostos pela CMVM e pelo Banco de Portugal de explicação do produto, perfilagem do risco do cliente e explicação dos riscos. Aproveitam-se das relações de confiança e emocionais com os clientes. Isto é especialmente verdade com a população sénior, mais vulnerável pelo seu conhecimento mais limitado de mercados.
7) O Dr. Ricardo Salgado na apresentação de resultados em finais de Julho de 2013 comunicou prejuízos de mais de 200 milhões de euros. Os rácios de solvabilidade desceram de 10,9% para 10,4%, pouco acima dos 10% exigidos. Disse que tem ao seu dispor "um número de alavancas para capitalizar o Banco". Sabemos agora quais são, transformar os Depósitos a Prazo em Obrigações do BES com uma maturidade a perder de vista (2018 ou 2019). (já que os comerciais não informam, maturidade é a altura em que as obrigações vencem, ou seja, quando lhe devolvem finalmente o capital... caso contrário se não esperar até 2018 fica sem 3% do capital como já vimos)
Lembram-se do BPP? Dos depósitos maravilha do BPP que supostamente davam 8%?
Afinal não eram depósitos! Afinal não estavam garantidos! Afinal os clientes ficaram sem nada.
Só pode ser considerado acções de negligência grosseira ou má-fé as políticas extremamente agressivas de comercialização destas obrigações.
(se precisarem de se lembrar de mais episódios lembrem-se das Obrigações Convertíveis BES onde os detentores das Obrigações perderam mais de 50% também... foi mais uma "alavanca de capitalização" agressiva).
Acções a Tomar:
1) NUNCA converter Depósitos a Prazo em outros produtos, nomeadamente Obrigações ou Acções do BES.
Em Depósitos a Prazo não corre risco. Em Obrigações ou Acções do BES se algo correr mal ao BES fica sem o dinheiro (lembra-se do Banco Privado Português)?
2) Se lhe apresentarem um impresso "Operações Sobre Instrumentos Financeiros" é porque a coisa já está a correr mal. É precisamente esse impresso que indica que quer fazer a subscrição das Obrigações e que conhece o risco de mercado. Não Assine.
3) Se o impresso tiver o ISIN: XS0782021140, é precisamente destas obrigações que estamos a falar. Mas podem existir outras!!! Cuidado.
4) Se tiver no seu Estrato "Compra Fora de Bolsa BES LDN6", já correu mal. Já tem Obrigações. Era mesmo isso que queria, ficar sem a protecção do seu dinheiro ao abrigo da Garantia de Depósitos? Senão era, reclame! Junto do BES, mas mais importante junto da CMVM e Banco de Portugal:

5) Agora que já verificou a sua situação ajude a comunidade. O BES está transformar milhares de depósitos de idosos e pessoas com menos conhecimentos em Obrigações BES para seu proveito próprio.

3 comentários:

  1. Olhem, o bes já veio dizer que esse texto é falso. http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?srv=222&stp=1&id=9c82a1a1-d577-4102-870d-6d720f56d0bd&order=1&attach=No Eu vi logo, já não vou nestas cantigas de assustarem as pessoas por tudo e por nada...

    ResponderEliminar
  2. Gustavo Pompe, grato pelo link com a informação do BPI.
    Há tanta coisa de mal a passar neste país, que todos os cuidados são poucos e toda a "informação" ou boato deve ser analisado.
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  3. António Rosa, a informação é do BES. E concordo consigo, a verdade acima de tudo! Um abraço.

    ResponderEliminar