segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Foguetes sem razão!

Armando esteves pereira, director-adjunto CM
Quinta-feira passada, Portugal regressou aos mercados com um empréstimo a 5,5 anos.
Os responsáveis festejaram como se tratasse de um sucesso. Desculpem, mas não percebo tantos foguetes, quando num empréstimo se paga uma taxa de 4,66%. O alegado sucesso luso a taxas perfeitamente usurárias é comparado com emissões a 10 anos da Irlanda na casa dos 3,5%, ou com juros que são quase metade em Espanha, que nos fundamentais da economia não tem uma situação tão diversa da portuguesa. No mesmo dia, o Tesouro espanhol colocou 3,527 mil milhões de euros a cinco anos com um juro médio de 2,41%, a mais baixa taxa a este prazo desde a adesão ao Euro.
A diferença entre os juros de Portugal e de Espanha é significativa. Em 5 anos Portugal paga por estes 3,25 mil milhões de euros, mais 365 milhões de euros de juros do que pagaria com a taxa espanhola. Não há razões para festejar. Antes para lamentar este trágico défice de credibilidade do País, que custa muito caro.
E o Estado continua a vender as joias que restam. A alienação a um fundo chinês dos seguros da Caixa foi a operação mais recente, com uma receita que não chega para dois meses de juros da dívida.

Sem comentários:

Enviar um comentário