sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sem dinheiro e sem esperança!

Armando Esteves Pereira, Director-Adjunto-CM
Os cortes de salários da Função Pública e nas reformas dos beneficiários da Caixa Geral de Aposentações são as medidas mais drásticas de um Orçamento do Estado sem esperança.
Os funcionários do Estado, penalizados por uma medida à antiga albanesa, são vítimas de não ter havido coragem política para uma verdadeira reforma do Estado. Mas todos os cidadãos continuarão a suportar o peso do brutal aumento de impostos de Vítor Gaspar, agravado com mais ajustamentos da pressão fiscal. O Estado, que este ano volta a não cumprir a meta do défice, continua a levar cada vez mais percentagem do dinheiro dos contribuintes.
O governo, que cria uma lotaria para ajudar na luta contra a fuga aos impostos, mete mão a tributar mais tudo o que mexe, desde os carros a gasóleo, que já são a maioria do parque automóvel, ao tabaco e às bebidas. Só falta mesmo regressar o velho imposto sobre os isqueiros, dos tempos de Salazar.
O Orçamento, que corta salários e pensões, prevê aumentar a receita do IRS acima do crescimento económico. Com mais desempregados, é um verdadeiro mistério saber como é que o Fisco vai arrecadar mais dinheiro de cada vez menos contribuintes reais.

Sobre este Orçamento paira ainda a Espada de Dâmocles do crivo constitucional. Um eventual chumbo pode abrir uma Caixa de Pandora de consequências assustadoras, num país onde a crise financeira do Estado nos empobrece a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário