quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nasceu na década de 60 ou de 70? É provável que fique mais pobre do que os seus pais.

  
Eva Gaspar, J. Negócios
A convicção de que as gerações seguintes podem, em regra, esperar ter um nível de vida superior ao das anteriores quando chegam à idade da reforma estará a cair por terra. Um estudo britânico sugere que esse “salto” ficará cada vez mais reservado a quem é herdeiro.
Se nasceu na década de 60 ou de 70, o mais provável é que na idade da reforma tenha um nível de vida inferior ao dos seus pais, a menos que tenha herdado património. Ser herdeiro deverá, aliás, passar a ser o factor com maior peso para determinar se o nível de vida dos futuros reformados será ou não melhor face à da actual geração de aposentados.
 Esta é a conclusão para os britânicos de um estudo do institute for Fiscal Studies (IFS), divulgado nesta terça-feira, 17 de Dezembro. “A riqueza herdada deverá ser o único factor de peso que poderá fazer com que, em média, os indivíduos nascidos na década de 1960 e 1970 fiquem numa melhor situação na reforma do que os predecessores”.
 O estudo perspectiva a evolução do nível de vida relativo dos britânicos partindo de constatações que tenderão a ser observáveis noutros países do mundo desenvolvido.
 Refere o IFS que, quando se compara quem nasceu na década de 60 e 70 com quem nasceu uma década antes, chega-se à conclusão de que, com a mesma idade, as gerações mais recentes “não levam mais rendimento para casa, não poupam mais, são menos susceptíveis de serem donos das casas onde vivem, provavelmente terão uma pensão privada menor e irão descobrir que os sistemas públicos irão substituir uma porção menor dos seus anteriores rendimentos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário