segunda-feira, 17 de junho de 2013

As glórias do tomate!

Francisco J. Gonçalves, Jornalista-CM
Portugal é um país de jeitosos, sendo estes todos quantos, pouco sabendo de coisa alguma, se vão ajeitando ou dando ‘um jeitinho’.
Cavaco Silva tornou-se um presidente jeitoso, que exerce o cargo ao jeito do governo e em total alienação face ao que o rodeia. Por isso mesmo escolheu o 10 de Junho para louvar os progressos da agricultura.
Numa lógica tortuosa, a escolha faz sentido. Sendo o Dia de Portugal reservado a glórias, que melhor tema do que um setor... condenado à esmola? A escolha torna--se ainda mais adequada se nos lembrarmos que o ‘desenvolvimento’ que o presidente Cavaco fez questão de debitar em números contraria a realidade da condenação do setor à morte pelo primeiro-ministro Silva.
Mas Cavaco explicou: "Se há quem pretenda alimentar o pessimismo e contribuir para o desânimo dos Portugueses [...] não conte comigo. Tudo farei para atuar de forma construtiva, incutindo ânimo e esperança nos meus concidadãos".
E conseguiu-o com refinado humor. Um presidente amnésico não ofende quando esquece o recorde de desempregados em Portugal, faz rir. O 10 de Junho poderia ter sabido homenagear essa vaga de deserdados. Mas não, foi dedicado às glórias do tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário