sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A economia da fome

Uma em cada quatro crianças em Espanha está na pobreza, juntando-se aos cerca de 115 milhões em risco nos 27 Estados-membros da União Europeia. Os pobres estão mais pobres e a eles junta-se uma classe média que já nem com um eufemismo se pode chamar "precária".

Um artigo do "El País" fala cru e bem alto sobre os problemas de má nutrição das crianças da Grécia, mas também dos Países Baixos, por exemplo. Por favor leia "La pobreza atrapa a la clase media europea" na edição de 30.01.12. Sobre a austeridade e a morte do crescimento económico, já Prémios Nobel se pronunciaram para quem quis ouvir e, sobretudo, interpretar.

Cá e lá, as bestas sagradas vão continuar com a austeridade, não há Nobel que os demova. É que para compatibilizar investimento e equilíbrio nas contas públicas seria preciso política, visão e criatividade, entretanto defuntas às mãos de uma Direita fechada nos seus clichés timoratos pseudo-modernos, e de uma Esquerda aparvalhada com o deslumbre tecnológico e a gincana financeira.

Os causadores da crise - uma classe política que é o reflexo mórbido da nossa triste indiferença e vaidade - descobriram, no problema por eles causado, a justificação draconiana para a solução que agora nos impõem.

Os devaneios sucedem-se: Vítor Gaspar, ministro das Finanças, diz que somos "bons navegadores" para nos motivar e restaurar a confiança externa (!) na nossa República; Passos Coelho, na melhor escola automotivacional do PSD, pede aos jovens que contribuam com ideias para o País, num acto bajulador e juvenilóide que já só se perdoa porque não há outro remédio; afinal, o Presidente da República, depois de mais de quarenta anos de fome e frio, ainda vê virtude e votos garantidos na exaltação da pobreza. Para além dos inúteis e violentos estertores pretensiosos da extrema esquerda - para quem todo o prazer é pecado, todo o capital é crime e todo o debate é batalha - o que nos sobra?

António José Seguro e um PS adolescente e inerte, choramingando por Sócrates, o líder com que o Partido consagrou finalmente a preguiça intelectual, rebentando com qualquer resto de credibilidade ou hipótese de uma Esquerda civilizada. Quem sabe os mesmos ventos que fazem mover as milionárias eólicas na paisagem ao abandono possam trazer um novo "boneco" que consiga o desiderato da vitória. Será tudo uma questão de saber até onde vai a abstenção, essa negra força aritmética capaz de transformar em "expressivas maiorias" votações expressas em números demograficamente irrelevantes.

A nossa irónica fatalidade é que o nosso absentismo cívico tenha sido uma resposta quase natural à indignidade, à superstição e à fome do século XX. Ficámos assim vulneráveis à boçalidade, assombrados entre o ódio e a idolatria, entre a inveja e a admiração bacoca, parados à frente de um ecrã de televisão que, pautadamente, nos vai amolecendo o cérebro. Tudo é possível, porque todos querem ser populares. Se a fome não corroer o que nos resta da auto-estima e com isso nos levar outra vez até à Guerra, em breve outros heróis se levantarão.

Até lá, espero que a memória não nos traia e, para tal, aqui fica o meu contributo: a Alemanha ainda não pagou a dívida à Grécia de 517 mil milhões de euros, estabelecida em 1946 como indemnização pela ocupação Nazi (Conferência de Paris). Tudo é, de facto, "glamourizável", até que a porta arrombada seja a da nossa casa; esta "economia da fome" é tanto Alemã como Portuguesa, e todos deveríamos conhecer os perigos incendiários que acarreta.

Por: Nicolau do Vale Pais -  J. Negócios

==   ==   ==   ==   ==   ==   ==   ==   ==   ==
“Teremos que começar a eliminar alguns itens?”

Sem comentários:

Enviar um comentário