quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Cerebros com benefícios fiscais

Numa altura em que o Governo português apela à emigração, o executivo irlandês tenta atrair cérebros estrangeiros. Para isso vai introduzir uma redução fiscal de 30% para quem ganhe mais de 75 mil euros por ano.

Para colmatar a falha de "talentos" no sector tecnológico e nas multinacionais do país, o governo de Enda Kenny quer atrair cérebros estrangeiros para o país.

Assim, decidiu introduzir um benefício fiscal de 30% para rendimentos superiores a 75 mil euros por ano.
·
O governo vai ainda permitir que as empresas utilizem os créditos fiscais ligados à pesquisa e desenvolvimento para pagar executivos estrangeiros "altamente qualificados", noticia o "Financial Times".

"Esta medida visa reduzir os custos das empresas no recrutamento de executivos estrangeiros qualificados", afirmou o ministro das Finanças da Irlanda, Michael Noonan

O "Financial Times" escreve que um número crescente de países está a implementar benefícios fiscais e outros incentivos para atrair executivos estrangeiros. A Suécia e Holanda oferecem, respectivamente, um benefício fiscal de 25% e 30%.·
Especialistas ouvidos pelo jornal britânico afirmam que a decisão de Dublin, de usar fundos públicos escassos para atrair executivos estrangeiros, mostra como a "guerra de talentos" está a desafiar o abrandamento económico.

2 comentários:

  1. Parabéns,senhor Rosa. Blogue atraente, arrumado com gosto.Matérias ao estilo jornalístico cheias de actualidade e de leitura fácil. Complementos de bonito efeito e evocação histórica. prossiga este belo labor, que vale a pena o tempo empregue na construção da página.

    ResponderEliminar
  2. É com comentários destes que "fico preso" na obrigação de continuar. Muito agradecido Senhor e amigo José Movilha.

    ResponderEliminar