terça-feira, 25 de outubro de 2011

A INFORMÁTICA

   Temos nos dias de hoje, uma facilidade de comunicar, trabalhar e aprender que, os "jovens" com cinquenta ou mais anos, cada vez e em maior número se revelam interessados em conhecer.
  Refiro-me á informática: ciência de informação que modificou  todos os processos de trabalho e que é usada universalmente.
   Por vaidade, queremos ter ou fazer o que é novo ou está na moda. Lembro-me do aparecimento dos telemóveis. Houve quem fosse a Espanha comprar "aparelhos" de fantasia a imitar os verdadeiros telefones celulares, para "mostrar" que eram possuidores da ultima tecnologia.
   Transportavam verdadeiros tijolos, faziam figuras ridículas e a sua palhaçada foi falada por longos tempos.
   Com a informática tem sido diferente. É uma ciência que desperta curiosidade, fornece conhecimentos, transfere a posse de dados e faz a guarda dos mesmos com um poder inimaginável há umas décadas atrás. Pode dizer-se sem receio, que quem não tiver conhecimentos básicos de informática, é um "analfabeto" para a vida profissional e particular.
   Os jovens, estudantes ou não, sabem ir a um computador fazer pesquisas, "comunicar" no facebook, ou até obterem dados para estudo que evita a compra de compêndios escolares. Também sabem obter outros dados que são autenticos maleficios, mas desses não vamos fazer aqui a sua abordagem.

   Sem possibilidades económicas para além das necessidades básicas e sem ajudas de entidades estatais, é dificil a muito cidadão, obter conhecimentos desta ciência.
   Há porem, e ainda, Centros de Cultura e Acção que através da carolice e voluntariado de algumas pessoas, fornecem os meios materiais e humanos, para que muitos possam adquirir ou aumentar os conhecimentos sobre estas(e outras) ciências.
   Tenho o maior respeito e admiração aos que dão, todos os dias, a sua disponibilidade aos alunos da U.C.A.(União de Cultura e Acção) em Santa Iria de Azóia, esperando que as contrariedades do dia-a-dia não os desanimem para bem dos que precisam e gostam de aprender.

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