sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Um neomarcelismo"


Fernando Dacosta – jornal i
Os que viveram o marcelismo encaram o que se passa hoje com uma curiosa sensação de déjà-vu. Na verdade, quase tudo parece um remake dos primeiros anos da década de 70, quando se percebeu que o regime abria fendas irreversíveis – porque incontroláveis.
Tal como Marcello Caetano, Passos Coelho já não coordena, com efeito, o governo a que preside, não domina os militantes do partido, não se credibiliza junto da opinião pública. Pelo contrário: todos o maldizem e o achincalham.
Se o problema magno do antigo regime estava na guerra colonial, o de agora reside no desemprego; se os opositores de maior mossa (nele) eram generais saídos da situação – Costa Gomes e Spínola –, os de agora são notáveis em dissidência – Manuela Ferreira Leite e Marcelo Rebelo de Sousa –; se os mais crispados de então se situavam entre os exilados (à guerra) e os emigrados (a salto), os de agora encontram-se nos jovens e nos quadros em debanda da pátria; se Marcello Caetano cedeu à implacabilidade dos ultras, Passos Coelho ajoelhou perante a implacabilidade da troika. Marcello Caetano quis demitir-se por duas vezes e por duas vezes foi seguro por Américo Thomaz; Passos Coelho quis demitir-se por duas vezes e por duas vezes foi seguro por Cavaco Silva.
Expressivo seria o comentário do último líder do Estado Novo sobre o que se passava à sua volta: “O que é que eu podia fazer quando as mulheres de alguns dos ministros se punham nos cabeleireiros e nas recepções a dizer mal do Governo de que os maridos faziam parte?”
Não nos surpreendamos se Passos Coelho, como o seu antecessor, acordar uma noite destas com um (outro) Paulo de Carvalho a cantar um (outro) “Depois do Adeus”.
Adeus!

Sem comentários:

Enviar um comentário