segunda-feira, 6 de julho de 2015

Não sejas como uma carroça

Certa manhã, minha avó, uma sábia, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ela deteve-se numa pequena clareira e depois de um pequeno silêncio perguntou-me:
-Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa?
- Estou a ouvir o barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse minha avó, é uma carroça vazia.
Perguntei a minha avó:
-Como pode saber que a carroça está vazia se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu minha avó. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.
Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa: falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de toda a gente e, querendo demonstrar que é dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz de minha avó a dizer:
“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…”

Retirado (e modificado) da internet por António Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário