sábado, 15 de março de 2014

Os papistas e as pedras pretas

Esta semana li sobre o manifesto dos 70: os papistas de um lado – "esta economia mata" – as peças pretas do outro – "o mercado resolve".
De vez em quando passo os olhos nas páginas da secção de política dos jornais e também vejo os telejornais, embora só muito de vez em quando – não aguento mais do que uma vez por semana. Não é porque as notícias sejam todas más ou negativas, é porque são quase todas a preto e branco.
Há os de preto e há os de branco, como num jogo de xadrez. Não há nuances. O mundo da informação política é maniqueísta. Não é uma coisa nossa, embora por cá a opinião, que é bem mais barata do que a informação, seja, há muito, o pão nosso de cada dia. Se nos dermos ao trabalho de ouvir informação política norte-americana damo-nos conta do mesmo maniqueísmo.
Há tempos, Jon Stewart fez uma brilhante peça no Daily Show sobre o tema onde goza a pergunta "Is that a good thing or a bad thing?". Vale a pena ver aqui
A opinião triunfou sobre a informação, sobre os factos, sobre os números. A razão talvez seja económica, como referi: a opinião é muito mais barata do que a informação e mais facilmente manipulada. Para ter opinião basta abrir a boca. Pode ser uma boca mais culta ou menos culta, mais ou menos informada com alicerces mais ou menos sólidos, mas a opinião que de lá sai é sempre uma manifestação emocional; tem uma valência negativa ou positiva. É sempre a favor ou contra, acho/não acho, gosto/não gosto, bom/mau. Esta simetria anula-se e o valor das notícias baseadas em formatos de fórum, debate, contraditório, opinião é o impasse: o zero. (Ler mais)
Pedro Bidarra, psicossociólogo e autor

Sem comentários:

Enviar um comentário