Um estudo revela que o continente africano está sobre uma vasta reserva de águas subterrâneas. As bolsas agora mapeadas podem dar de beber a mais de 300 milhões de africanos que vivem hoje sem água potável.
Segundo os cientistas britânicos, os aquíferos subterrâneos têm um volume de água total 100 vezes superior à água encontrada na superfície.Os principais aquíferos localizam-se no norte do continente e cerca de metade desta reserva estará no subsolo da Líbia, Argélia e Chade, revelam os cientistas da "British Geological Survey", que, juntamente com a Universidade de Londres, mapearam em detalhe a quantidade e potencial rendimento do recurso.
Os geólogos britânicos encontraram também grandes reservas nas costas da Mauritânia, Senegal, Gâmbia e parte da Guiné-Bissau, assim como no Congo e na região limítrofe entre a Zâmbia, Angola, Namíbia e Botswana, detalha o estudo publicado esta quinta-feira na revista científica "Environmental Research Letters".
Os especialistas recolheram os planos hidrológicos elaborados por diferentes países africanos e os resultados de 283 estudos regionais anteriores.
Mais de 300 milhões em África não têm acesso a água potável (Ler artigo completo)
Sem comentários:
Enviar um comentário