segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia de Todos os Santos

   Em Portugal, era hábito no dia 1 de Novembro, as crianças saírem de manhã em pequenos grupos para pedirem o "Pão de Deus". A colheita era variada (frutas, doces, bolachas, bolos e até dinheiro) em que as crianças de maiores necessidades davam uma pequena ajuda aos pais. Alguns tinham padrinhos que, neste dia, contribuíam com ofertas aos seus afilhados o que mais alegria dava a estas crianças e seus familiares.
   Não se tem feito uso desta tradição por ter havido menos pobreza. Digo havido; porque a cada dia que passa a pobreza na nossa terra germina com um vigor que se torna quase assustador.
   Que pena os "Santos Salvadores" do nosso rectangulo não poderem fazer um milagre aos mais necessitados. Só era necessário darem um pouco das "regalias" que usam e das quais não deviam ter o direito de possuirem.

   A seguir ao dia de Todos os Santos é o dia de Finados ou dia dos mortos (em Portugal é uso irem aos cemitérios no dia 1 de Novembro). Como os "nossos Santos" não querem dar uma ajuda, teremos nos próximos anos, mais visitas aos cemitérios nesta data (não contando com as cremações).




   Podem, na sua passagem terrena, ter tido mais sofrimento, mas para "alegria" destes pobres, todos terão o mesmo fim. Se os "Santos Salvadores"forem para os lados de Almeida (vila) podem ver na entrada do velho cemitério a informação que afirma isto mesmo.

Os pobres morrem mas os outros não escapam!...

Sem comentários:

Enviar um comentário